Na América do Sul, há diversos países, e cada qual tem a sua moeda; por isso, quem pretende viajar para lá precisa conhecer um pouco sobre cada uma delas.
Saiba qual moeda levar aos países mais visitados da América do Sul, se é possível realizar pagamentos apenas com real ou dólar e onde encontrar malas de viagem na Internet!
Moedas dos principais países da América do Sul
Argentina
No geral, é possível afirmar que a solução mais recomendada é levar o dinheiro em real para a Argentina. Com o câmbio instável do país vizinho, é mais fácil encontrar um bom valor nas casas de câmbio de lá (principalmente nas de Buenos Aires).
Sendo assim, leve seu dinheiro em real e troque pela moeda argentina. Outra opção é realizar pagamentos com o próprio real, que costuma ser aceito em uma parte dos estabelecimentos do país.
Chile
Quem vai para o Chile também pode fazer compras levando reais para trocar em uma casa de câmbio local.
A exceção fica por conta do Atacama e da Patagônia, já que, nesses locais, o mais recomendável é levar o dinheiro em dólar, que rende mais por lá.
Bolívia
Ainda que seja possível trocar dinheiro nas principais cidades da Bolívia, a melhor moeda para levar nessa viagem depende da situação econômica do país, que costuma ser bem instável.
No geral, levar dólares e trocá-los pela moeda boliviana costuma ser o mais viável, mas é importante notar que o dinheiro deve ser trocado apenas em casas de câmbio, já que o país é conhecido por um alto volume de falsas notas circulantes.
Colômbia
No geral, o dólar é a melhor moeda para se levar à Colômbia, principalmente para quem deseja se hospedar em San Andrés, um vez que as cotações da moeda brasileira não são tão vantajosas quanto podem ser com o dólar.
Equador
O Equador é considerado o destino mais fácil para quem se preocupa com qual moeda levar na mala de bordo. Desde os anos 2000, a moeda do país é o dólar americano; ou seja, basta levar dólares sem ter que se preocupar em trocar por outra moeda no território equatoriano. Além disso, é difícil encontrar lugares que aceitam o real por lá.
Uruguai
A melhor moeda para levar ao Uruguai é o real. Não faltam casas de câmbio para fazer a troca se for necessário. Nesse país, também é possível encontrar estabelecimentos que aceitam a nossa moeda como forma de pagamento.
Peru
Atualmente, a moeda brasileira perdeu valor em território peruano; porém, não é difícil levar real e trocá-lo, apesar de não ser financeiramente um bom negócio. Levar dólar, por outro lado, pode ser bem mais vantajoso, ainda que seja preciso trocar o dinheiro duas vezes (real por dólar e dólar pela moeda peruana).
O dólar e o real são aceitos nesses países?
Apesar de muitas pessoas terem dúvida, é possível viajar pela América do Sul levando reais e dólares. Dependendo do roteiro, é mais vantajoso levar um ou outro, porém ambos podem ser trocados pelas moedas locais.
A dica mais importante é se manter informado quanto à cotação na época da viagem para, então, fazer as contas.
Atenção: é altamente recomendável levar um cartão de crédito internacional durante a viagem pela América Latina. Ainda que o viajante não pretenda usá-lo, o cartão é uma segurança extra em casos de imprevistos, compra de valor mais alto ou de emergência.
Encontre malas de viagem para conhecer a América Latina na DELSEY
A DELSEY é uma marca francesa desenvolvedora de malas de viagem, entregando aos seus clientes malas e acessórios para viajar com segurança e qualidade. As malas grandes e de bordo da DELSEY contam com modelos que atendem às necessidades de cada viajante.
Navegue pelo site para conferir o catálogo de opções da DELSEY!
Gostou? Deixe seu comentário