As malas de viagem são de grande utilidade, mas muita gente sente dificuldade na hora de se organizar antes de viajar. Acompanhe este guia completo com dicas de manutenção, armazenamento e organização.
Viajar a trabalho ou a passeio demanda uma certa organização na hora de montar as malas. Por isso, não é incomum encontrar pessoas que sentem dúvidas na hora de se organizar, seja com relação às malas de bordo ou às grandes.
Antes de partir para a montagem propriamente dita, é preciso garantir que as malas de viagem estejam sempre bem conservadas e em pleno funcionamento. Para tal, é fundamental seguir algumas dicas de manutenção e armazenamento de bagagens.
Leia também: Como escolher uma mala de viagem
Cuidados de manutenção com as malas de viagem
Malas de tecido
Para higienizar malas de tecido, é recomendável utilizar sabão neutro, diluído em água, e aplicado com escova macia. Sempre evite excesso de produto para não gerar manchas.
Malas rígidas
Malas mais rígidas (de material duro, como policarbonato) podem ser higienizadas com água e detergente, utilizando pano limpo ou esponja. Em seguida, aplicar outro pano, apenas com água, para retirar o sabão.
Malas de couro
Couro é um material mais delicado, o qual necessita de limpeza com produtos apropriados, seguido de polimento com flanela macia. Também é possível utilizar um óleo para aumentar a vida útil desse tipo de tecido.
Importante: as rodas de malas de viagem também precisam de limpeza. É preciso remover o acúmulo de sujeira e possíveis cascalhos, garantindo maior durabilidade às peças.
Como deve ser o armazenamento de malas para melhor manutenção
Armário
As malas grandes e as de bordo podem ser armazenadas em armários comuns, contanto que seja em uma parte vazia e que não haja acúmulo de objetos que possam danificar as bagagens.
Maleiro
Quando os armários contam com maleiros, o mais recomendável é armazenar as malas ali, sem contato com outros objetivos possivelmente danificadores.
Baú da cama de casal
Para quem pensa em trocar a cama, adquirir um modelo de casal com baú é uma ótima opção para armazenar malas de viagem e outros objetos que ocupam bastante espaço.
Bom, mas como arrumar a mala para a sua viagem?
Nunca deixe para a última hora
A ansiedade pela viagem, entre outros afazeres antes da partida, são grandes inimigos da montagem da mala. As chances de esquecer itens importantes são maiores ao deixar a organização para a última hora.
Sendo assim, o recomendável é começar três dias antes, para ter tempo de organizar todas as coisas com calma e se certificar de que nada está ficando de fora.
Escolha roupas que combinem entre si
Muitas pessoas têm dificuldade em organizar suas malas por não saberem quais peças escolher. Isso faz com que parte delas leve mais roupas do que precisa, carregando peso extra sem necessidade.
Um dos segredos de uma mala inteligente é, justamente, levar a quantidade de peças realmente necessária para o período compreendido pela viagem. Para isso, basta escolher peças “coringas” que combinem entre si, podendo gerar vários looks sem a necessidade de muitas roupas.
Pesquise sobre o clima do destino de viagem e cheque a previsão do tempo
Para garantir que a mala esteja bem organizada, com tudo o que o viajante realmente precisa, é fundamental fazer algumas pesquisas prévias sobre clima e tempo, evitando, dessa forma, problemas envolvendo muito frio, calor ou chuva.
Dicas: para não se arriscar confiando apenas na previsão do tempo, é preciso criar o hábito de utilizar aplicativos de celular que sejam úteis nesse campo. O Instagram, por exemplo, pode fornecer fotos dos locais de destino em tempo real. Basta pesquisar pela cidade e o aplicativo mostrará imagens recentes de pessoas que estiveram lá. A ideia é observar a quantidade de roupas que essas pessoas estão usando, seja durante o dia ou durante a noite.
Leia também: Como escolher as melhores malas de bordo para uma viagem curta
Sapatos e bolsas: leve apenas o necessário
Sapatos e bolsas são pesados, difíceis de encaixar na mala e ocupam bastante espaço. Por isso, para organizar malas de viagem pequenas, por exemplo, leve poucos sapatos (dê preferência aos confortáveis e clássicos, que possam ser usados em diversas ocasiões) e bolsas (preferencialmente uma).
De nada adianta levar três ou quatro pares de sapato se, ao longo da viagem, usará apenas dois, ou se um dos escolhidos for desconfortável e tiver de ser trocado em algum momento, para não chegar a machucar o pé.
O mesmo conceito de utilidade pode ser aplicado a bolsas. Atualmente, há diversos modelos de tamanho médio e design clássico que podem ser combinados a ocasiões informais ou sociais.
Elabore uma lista de itens que não podem ficar de fora
Dias antes da viagem, será de muita utilidade elaborar uma lista com os principais itens a serem colocados em uma mala de viagem grande, ou pequena, para que nada seja esquecido.
Além disso, é importante lembrar de que as chances de adquirir produtos ao longo da viagem são altas; desta forma, é fundamental deixar espaço (e peso) livre em sua mala.
Alguns exemplos de itens para se levar na viagem (tendo em mente o destino, clima, passeios, etc.) são:
Roupas: calças, camisetas, jaquetas, casacos, pijama, roupa íntima, meia, cachecol, boné e acessórios (brincos/colares/anéis);
Sapatos: chinelo, bota, tênis e sandália;
Documentos e dinheiro: RG original, passaporte, passagens, cartão de crédito, dinheiro aceito no destino (dólares, por exemplo), seguro saúde, carteira de vacinação, voucher de atrações, voucher do hotel;
Itens de higiene pessoal: sabonete, absorvente, álcool gel, maquiagem, shampoo, condicionador, desodorante, pasta de dente, creme hidratante, escova de dente, lenços de papel, protetor solar, lenços umedecidos, sacos plásticos para armazenamento de embalagens de produtos líquidos;
Remédios: remédios para dor de cabeça, febre, gripe, dores musculares e enjoos, além dos que já são da rotina dos viajantes;
Utilitários: relógio, pilhas AA-AAA, óculos de sol, óculos de leitura, carregador de celular, adaptador de tomadas, cadeados, máquina fotográfica.
Importante: esses itens são gerais e cada viajante deve levar em consideração a necessidade do que está sendo colocado na mala. Para saber o que é realmente necessário, considere questões como: clima do destino, previsão do tempo, passeios que serão feitos, estilo pessoal de cada um, etc.
Encontre malas de viagem na DELSEY
A DELSEY é uma marca francesa presente no Brasil, pioneira na indústria de malas de viagem, e que produz malas grandes, pequenas e de bordo, além de acessórios para quem busca qualidade e segurança, com variedade de modelos de design inovador. A DELSEY sempre leva em consideração todas as necessidades dos viajantes.
Navegue pelo site para conhecer o catálogo de malas para viagem da DELSEY.
Gostou? Deixe seu comentário