Os animais de estimação se tornaram membros da família e levá-los em viagens virou uma prática comum. No entanto, algumas dúvidas podem surgir em relação a viagens de avião com eles, não é?
Vamos abordar algumas das dúvidas mais frequentes e importantes sobre o que é necessário para levar o pet no avião. Cada companhia aérea e país tem suas regras e normas; porém, é imprescindível saber as principais exigências!
Quais animais podem viajar no avião?
Os animais de estimação que podem embarcar nas aeronaves são os domésticos, ou seja, gatos e cachorros. Entretanto, isso não significa que o pet poderá ir na cabine do avião com você, uma vez que fatores como peso, idade, raça, origem e país de destino são determinantes para essa decisão.
O mais comum é que raças pequenas embarquem com o dono na cabine; já as de médio ou grande porte são transportadas no porão da aeronave. Os sistemas de suporte dos aviões são seguros, e os porões de carga onde são transportados os bichinhos maiores são aquecidos e ventilados, mantendo uma temperatura de, aproximadamente, 21 ºC.
Quais as principais regras?
Como citado, cada companhia aérea possui suas regras, bem como valor do serviço de transporte. No site de cada uma delas, é possível obter informações específicas, como:
- Fazer a reserva para o pet com antecedência, pois o número de animais a bordo é limitado.
- Estar com todos os documentos de embarque do pet. Para viajar a bordo, ele deve ter, no mínimo, quatro meses de vida, estando saudável e limpo.
- O pet deve estar em uma caixa de transporte sem rodas que caiba abaixo do assento da frente, onde ele viajará. O dono e ele não podem estar em assentos de saída de emergência.
Onde levar o animal de estimação?
Na cabine, o bichinho vai abaixo do assento, permanecendo dentro da caixa de transporte durante toda a viagem. Já no porão, a caixa de transporte é presa para garantir a segurança do animal, evitando que ela, também conhecida como “kennel”, fique se mexendo, o que pode estressar o animalzinho.
O tamanho da caixa de transporte permitida pode variar de acordo com cada companhia aérea. Elas podem ser flexíveis ou rígidas, sempre com informações do dono.
Quais os documentos necessários para voos nacionais?
É sempre bom confirmar essas informações na hora da compra da passagem do pet. Porém, o mais comum é que solicitem os seguintes documentos:
Certificado Veterinário
Esse documento é apresentado para mostrar que seu animal está saudável. A emissão é feita pelo veterinário de sua preferência, sendo válido por dez dias.
Carteira de vacinação
Para voos nacionais, é necessário apresentar esse documento para atestar que o pet está com todas as vacinas necessárias em dia, como, por exemplo, a antirrábica, que deve ser aplicada com uma antecedência de 30 dias a 1 ano da data da viagem.
Quais os documentos necessários para voos internacionais?
Para conseguir levar o pet no avião em viagens internacionais, o passaporte e o Certificado Internacional de Vacinação são alguns dos documentos que podem ser solicitados, então é bom estar com todos eles prontos. O destino da viagem também pode interferir na documentação exigida. Sempre siga as recomendações do Ministério da Saúde e converse com o veterinário para providenciar os documentos necessários.
Compre a mala de viagem ideal na DELSEY!
A DELSEY é uma marca francesa pioneira na indústria de malas de viagem, produzindo malas e acessórios para quem busca qualidade e segurança com inovação, além de uma grande variedade de modelos para cada necessidade. Nossa marca está presente em mais de 110 países em 5 continentes, chegando a vender uma mala a cada 7 segundos pelo mundo!A DELSEY é comprometida com a busca por inovações que antecipam as novas formas de utilizar as malas, oferecendo uma infinidade de malas de viagem, malas grandes e malas de bordo. Todos os modelos possuem design moderno, elegante e de qualidade, sendo práticos, funcionais, seguros, resistentes e leves.
Gostou? Deixe seu comentário