Conheça 10 dicas de como praticar o turismo sustentável

Viajar é um dos prazeres da vida, mas, mais do que isso, o setor de turismo também é um dos grandes motores econômicos, sendo responsável por 10% do PIB mundial e gerando emprego para uma a cada dez pessoas no mundo, segundo dados da Organização Mundial de Turismo. 

No entanto, assim como na economia, seu impacto ambiental também pode ser observado. É por isso que, a cada ano, o interesse pelo turismo sustentável aumenta e conquista mais adeptos. 

Engana-se, porém, quem acredita que a iniciativa de promover esse tipo de turismo deve partir apenas dos governos locais. Viajantes e turistas podem – e devem! – adotar certas práticas para que não apenas deixem uma marca positiva nos lugares que visitam, como também aproveitem ao máximo o que a cultura local tem a oferecer. 

O que é turismo sustentável?

O turismo sustentável é o ato de visitar uma localidade e causar um impacto positivo na comunidade local, seja ele econômico, ambiental ou, até mesmo, social. 

De acordo com o Conselho Global pelo Turismo Sustentável, existem quatro pilares que o definem, sendo eles: 

  • Investimento em Administração Responsável;
  • Redução de Impactos Culturais;
  • Redução de Impactos Socioeconômicos; 
  • Redução de Impactos Ambientais.

Ser um turista que se preocupa com a sustentabilidade requer planejamento e cuidados que vão desde o embarque até o momento em que se retorna para casa. Se você não sabe por onde começar, não se preocupe! Nós vamos te explicar como tornar as suas viagens mais sustentáveis. 

10 dicas de turismo sustentável

Na prática, planejar uma viagem mais sustentável não é muito diferente de planejar qualquer outro tipo de roteiro. Tendo alguns detalhes em mente, você poderá traçar rotas mais interessantes, as quais te ajudarão a não somente ter um impacto positivo em sua localidade de destino, como também a conhecer melhor a cultura local. Vamos lá? 

Saiba mais: Conheça os principais sites de pesquisa para a sua viagem

1. Em primeiro lugar, respeite a cultura local

Antes de mais nada, pense bem: por que você está escolhendo esse destino? 

Seja pelas paisagens, comidas típicas ou comemorações sazonais, tenha em mente que todos esses aspectos são atravessados pela cultura e pelas pessoas que vivem ali. Sendo assim, pesquise sobre os hábitos praticados — e por que não também tentar aprender algumas palavras da língua local? 

Acima de tudo, respeite as pessoas. Evite tirar fotos de indivíduos sem seu consentimento e tome cuidado para não invadir ou fotografar espaços privados. Pequenos gestos como esses estimulam a economia local e, certamente, tornam a sua experiência muito mais memorável. 

2. Consuma localmente 

Apoie o comércio local, seja na compra de souvenirs, comida ou serviços. Apesar da barganha ser uma prática comum entre viajantes, procure pagar um preço justo pelos bens que adquire. Essa é, na maioria das vezes, a principal fonte de renda das famílias que vivem ali. 

3. Preserve o meio ambiente

Evite levar para casa conchas, pedras ou qualquer outro tipo de “souvenir”. A natureza é cuidadosamente balanceada até mesmo pelos menores itens. Sendo assim, práticas como essas podem acarretar sérios impactos ambientais. 

4. Evite descartáveis e recolha o próprio lixo

Todo o lixo que você produz durante a visita é de sua responsabilidade. Então, leve consigo sacos para recolher resíduos e os descarte corretamente. Para diminuir ainda mais o seu impacto, evite utensílios descartáveis.

Essas práticas podem ser perfeitamente aplicadas no seu dia a dia, mas são ainda mais importantes para fazer um turismo sustentável.

5. Evite o desperdício de água e energia

Tenha atenção às torneiras; nunca deixe-as abertas desnecessariamente. Ao sair de cada ambiente, apague as luzes. Essa prática também vale para aparelhos sem uso ligados na tomada, como carregadores.

A maioria das hospedagens também tem a prática de substituir toalhas e lençóis diariamente, o que pode ser considerado um desperdício de água. Dessa forma, comunique ao hotel suas preferências e diminua a frequência com que esses itens são trocados. 

6. Não participe de atividades que exploram animais 

Na maioria das vezes, esse tipo de entretenimento acontece à custa do bem estar do animal e do desequilíbrio da flora local. Pense bem: animais selvagens não podem ser tratados como meros objetos. A prática de mantê-los em cativeiro, para que turistas possam tirar fotos ou tocá-los, é o oposto de sustentável, além de cruel. 

Ademais, durante trilhas ou mergulhos, procure tomar sua distância ao observar os animais. Tateá-los pode gerar sérios desequilíbrios ambientais, além de ser potencialmente perigoso.

7. Utilize transportes ecologicamente corretos

No turismo sustentável, a maneira pela qual você se locomove também é importante. Procure andar a pé, de bicicleta ou usar o transporte público. Planeje seus roteiros, a fim de evitar locomoções desnecessárias.

8. Considere viajar para destinos menos populares ou com políticas sustentáveis

Optar por destinos menos visitados também pode ser uma prática de sustentabilidade, assim como optar por viajar durante temporadas de baixo fluxo. Tendo isso em mente, você também pode conseguir economizar significativamente os gastos com hospedagem, passagens e até serviços. 

9. Atenção ao que você leva na mala

Decidir o que pode ser levado na mala de bordo também é importante se você quer ser um turista sustentável. Pesquise bastante sobre o seu destino, e decida se você realmente precisa de malas grandes ou se uma mala de viagem pequena já dá conta do recado. 

Levar peças estratégicas em uma mala pequena pode ser interessante para priorizar a mobilidade e a praticidade. Também é legal pensar em levar roupas que não precisam ser passadas, a fim de economizar tempo e energia elétrica. 

Leia mais: 6 dicas de proteção para despachar sua mala em aeroportos

10. Aproveite a beleza local

Não importa o destino; a beleza local é uma das principais vantagens de se viajar, principalmente quando há o interesse por roteiros mais naturais. Portanto, aproveite para relaxar e se conectar com a natureza. 

Você conhece o #TheGreenMove? 

Como parte dos esforços da DELSEY Paris para continuar melhorando suas práticas de sustentabilidade, a empresa firmou dois grandes compromissos: reduzir a poluição de resíduos plásticos e apoiar o turismo responsável. Conheça o movimento #TheGreenMove.

Conheça a DELSEY

Nós somos uma marca francesa pioneira na produção de malas e acessórios de viagem, atuando no mercado desde 1946. Oferecer soluções inovadoras e de qualidade para nossos clientes é o que nos move. 

A DELSEY é extremamente preocupada com a redução de resíduos plásticos; por isso, desde 2013, utilizamos materiais reciclados na produção de nossos produtos. Além disso, procuramos produzir malas de qualidade e alta durabilidade, com o intuito de reduzir o desperdício. 

Se você é um viajante, a DELSEY tem uma solução para lhe atender! 

    Gostou? Deixe seu comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

    Comentários

      Array