No momento da compra de qualquer passagem de avião, é comum que turistas tenham que escolher entre um voo direto e um que possui uma parada em uma cidade antes do destino final.
Os voos diretos são, usualmente, um pouco mais caros que os que possuem paradas, mas chegam mais rápido ao local de destino. Enquanto isso, os voos com pausas se dividem entre os que possuem escala e conexão.
Erroneamente, eles são tratados como sinônimos. A verdade é que ambos têm funções bem diferentes e o objetivo desse artigo é explicá-las para você. Boa leitura – e boa viagem!
O que é voo com conexão?
O voo com conexão conta com uma parada para embarque e desembarque de passageiros, que também serve para reabastecimento do avião, quando necessário.
Em uma conexão, todos os passageiros devem sair da aeronave e se dirigir para um segundo avião. Por isso, passageiros de conexão são designados “passageiros em trânsito”. Em casos como esses, a equipe de comissários é responsável por indicar o horário e portão do novo embarque.
Em conexões de voos internacionais, pode ser necessário que as pessoas passem pelos procedimentos de alfândega e imigração novamente, como se estivessem iniciando a sua viagem a partir daquele ponto.
O tempo de conexão pode variar de acordo com a companhia aérea. Por vezes, ela é imediata, enquanto, em outras, você precisa esperar algumas horas para embarcar novamente.
O que é voo com escala?
Os voos com escala servem para o desembarque de passageiros que chegaram ao seu destino final e embarque de outros que vieram de outras aeronaves.
A grande diferença é que passageiros que não têm como destino a cidade da escala não podem deixar o avião, aguardando a realização dos procedimentos dentro da própria aeronave.
O que acontece com a minha bagagem quando troco de avião?
Se você tem malas médias ou malas grandes e precisa despachá-las, não se preocupe. Em ambas as situações – escala e conexão – a mala despachada chegará ao seu destino final.
Nos casos em que é necessária a troca de avião, todas as bagagens são transferidas de aeronave para aeronave pela própria companhia aérea, sem custos adicionais para o passageiro.
Assim, tudo o que o passageiro precisa fazer é recolher a sua mala de bordo e levá-la consigo durante a conexão e o novo embarque.
As situações nas quais o passageiro deve recolher as malas de viagem despachadas são raras, mas podem acontecer. Em conexões assim, você deve recolher a sua bagagem da esteira e despachá-las novamente.
Em internacionais, pode ser necessário passá-la novamente pelos procedimentos de segurança, que variam de país para país. Procure se informar no site da companhia aérea antes de realizar a compra.
Como saber se tenho uma escala ou conexão na hora de comprar uma passagem?
Informações como essas são discriminadas por todas as companhias de aviação do Brasil. Dessa maneira, você é capaz de observar se o seu voo conta com uma escala ou conexão no momento da compra da passagem.
Entre as informações que precisam de atenção, estão os horários de embarque e desembarque, a duração de cada voo e tempo de escala ou conexão (se houver), número do voo, valor da passagem e, por fim, as condições relacionadas às bagagens.
Procure reunir todas as informações sobre seu voo antes da compra da passagem para evitar surpresas e ter uma boa experiência de viagem.
Escala ou conexão? A DELSEY te acompanha
Muitos passageiros ficam apreensivos quanto à bagagem em voos com conexões. É por isso que a DELSEY desenvolveu soluções pioneiras para aumentar a segurança das malas de viagem.
Temos malas ultraleves, expansíveis, com zíper e cadeados antifurto, além de compartimentos para dispositivos eletrônicos, como notebooks. Com a DELSEY, você só precisa se preocupar em aproveitar o seu destino. Visite nosso site e descubra todas as soluções que temos para viajantes como você.
Gostou? Deixe seu comentário