Extraviaram minha bagagem: o que fazer agora?

Saiba o que fazer em caso de extravio de bagagem, como evitar esse problema, e onde encontrar malas de viagem de qualidade pela Internet.

Durante uma viagem, um dos maiores medos de quem está longe de casa é ter a mala extraviada. No entanto, o que é preciso fazer caso isso aconteça? A seguir, confira todas as informações para lidar com esse problema!

Quais as causas mais frequentes do extravio de bagagem?

Falha do responsável pelas bagagens

Durante a logística de transporte, a falha humana pode levar ao extravio de bagagem. Podem ocorrer diversas falhas advindas do grande volume de malas para manejar ou de um timing muito apertado – e até mesmo da distração por parte do responsável.

Furto

Furtos são problemas relativamente comuns em aeroportos de todo o Brasil. A mala pode ser levada sem que o dono perceba, principalmente quando ela está na esteira ou em alguma outra área, longe dos cuidados da vítima.

Extravio durante conexões

O principal motivo causador de extravio de bagagem é a necessidade de fazer conexões. Quando o passageiro troca de aeronave, às vezes as malas grandes não o acompanham. O curto espaço de tempo entre os voos (menos de 2 horas em voos internacionais) faz com que ocorra falha humana.

Quando as empresas aéreas são diferentes, também é comum que haja falha de comunicação – mas é claro que fazer uma conexão não significa, necessariamente, que a sua mala vai ser extraviada. É apenas uma das possibilidades para o seu sumiço.

Perda

Quando a etiqueta de identificação se desprende da mala, pode ser que ela fique perdida. O profissional da companhia aérea responsável pela bagagem terá maior dificuldade para identificar o dono e enviá-la ao endereço correto. Quando isso acontece, às vezes é necessário que o passageiro precise fazer uma reclamação para que, então, uma busca interna seja feita.

O que fazer quando extraviam uma bagagem?

Em primeiro lugar, o passageiro deve ir pessoalmente até ao balcão da companhia, na sala de desembarque, e pedir para preencher o Registro de Irregularidade de Bagagem (RIB), meio pelo qual é noticiado o extravio da mala.

Também é preciso registrar o acontecido na Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC) dentro do aeroporto, respeitando o prazo máximo de 15 dias após a data de desembarque.

Assim, é necessário apresentar o comprovante do despacho da bagagem em todos os casos. Se o passageiro sentir dificuldades em fazer o RIB, ele pode registrar um Boletim de Ocorrência Policial (BO).

Seguro viagem

No momento de adquirir as passagens, normalmente as bandeiras de cartão de crédito oferecem gratuitamente seguro viagem contra furto e extravio de bagagem. 

Além disso, o viajante pode contratar um seguro viagem pago para garantir, em caso de extravio e perda, a indenização pelos objetos declarados. 

É preciso avaliar as condições de cada seguradora para não ter transtornos em caso de extravio de bagagem.

Como evitar esse problema?

Algumas atitudes podem evitar que um extravio de bagagem ocorra. Para tanto, tente realizar as seguintes ações:

  • Identifique todas as malas grandes (e pequenas) com etiquetas que tenham nome, telefone e endereço completo. Também retire etiquetas antigas (de outros voos) para facilitar a identificação por parte do responsável.
  • Coloque algo que facilite a identificação da mala, como um adesivo, fita ou tag específico, o que ajuda a evitar confusão e auxilia o responsável da companhia a ter mais facilidade de encontrar a sua bagagem em caso de extravio.
  • Sempre deixe documentos, dinheiro em espécie, remédios e algumas peças de roupa na mala de bordo, principalmente se o destino de viagem é um lugar onde não se tem residência.

Importante: independentemente de todas as precauções tomadas, em caso de extravio de bagagem, a responsabilidade é completamente da empresa, assim como a reparação por danos ao consumidor.

Por mais estressante que seja não saber onde se encontra uma mala, é sempre recomendável manter uma comunicação amigável com a empresa. Em último caso, é possível acionar o Procon da cidade – e, até mesmo, a Justiça, caso seja necessário. Se a causa não for superior a 40 salários mínimos, uma ação no Juizado Especial Cível (JEC) pode ser feita.

Qual o prazo para encontrarem a bagagem?

De acordo com a ANAC, além de ter direito a receber o valor correspondente ao da mala extraviada pela companhia aérea, caso ela não seja devolvida em até 7 dias (em caso de voo doméstico), ou 21 dias (em caso de voo internacional), o passageiro deve receber indenização no prazo de uma semana. A companhia também deve informar todas as providências tomadas ao passageiro.

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