O planejamento de uma viagem deve ser feito de maneira cuidadosa para evitar qualquer imprevisto. Apesar disso, mesmo os mais precavidos passageiros podem encontrar problemas na hora de embarcar. Essa é uma situação comum e tem até um nome: no-show.
Companhias aéreas costumam cobrar uma tarifa dos passageiros atrasados, e, às vezes, é necessária até mesmo a compra de uma nova passagem. Ainda assim, passageiros devem estar atentos para evitar cobranças abusivas ou indevidas.
Neste texto, falaremos mais sobre o que é o no-show, como proceder quando você não consegue embarcar em seu voo e quais são os cuidados para evitar tal situação. Leia mais para entender!
O que é no-show?
No-show é o termo usado por companhias aéreas para designar aqueles passageiros que, sem cancelamento ou aviso prévio, não embarcam em seus respectivos voos. Ele pode acontecer quando o passageiro falha em realizar o check-in, ou até o realiza, mas não embarca.
Em casos como esses, algumas empresas podem cancelar completamente a sua passagem ou oferecer a possibilidade de embarque em um outro voo, mediante o pagamento de uma taxa pré-determinada.
O que acontece se o passageiro não embarcar no voo?
O que acontece quando o passageiro não embarca em seu voo depende inteiramente da companhia aérea e do tipo de passagem escolhida.
Passagens mais baratas costumam ter multas maiores, enquanto as passagens mais caras podem não apresentar nenhum tipo de multa, além de permitirem o reembolso em casos de no-show.
Algumas companhias, por outro lado, cobram o valor completo de um novo bilhete caso o passageiro não esteja presente em seu embarque. Há também aquelas que cobram apenas a diferença entre o valor pago pela passagem e o valor da nova passagem.
Como você pode perceber, as políticas podem variar drasticamente de uma companhia para a outra. Mesmo que você ache que não há chances de perder o seu voo – ninguém espera isso, não é mesmo? –, é importante verificar as diretrizes de no-show no momento da compra da passagem. Dessa maneira, você terá todas as informações caso não consiga embarcar.
A companhia aérea pode cobrar uma tarifa de no-show?
Sim, companhias aéreas podem cobrar uma tarifa caso o passageiro não compareça ao embarque. Veja agora as cobranças das empresas mais populares do Brasil:
Gol: a Gol cobra o valor de R$ 250 ou 100% do valor da tarifa para passageiros que não compareceram ao embarque. A taxa de cancelamento ou alteração é de R$ 170 ou 100% do valor da tarifa, o valor que for menor.
Latam: a Latam cobra R$ 225 para alterar passagens nacionais emitidas com pontos. O custo para reembolso é de R$ 250. Os valores variam se o destino da passagem for internacional, por isso vale consultar o site da companhia.
Azul: o custo por no-show da Azul é de R$ 350 ou o valor integral da passagem. Enquanto isso, o custo para alteração e cancelamento é de R$ 325, se for realizado no aeroporto.
Quais práticas posso considerar abusivas?
A justiça brasileira determina que a cobrança por no-show é legal, desde que ela não supere o valor da passagem. A cobrança de uma taxa que supera o valor pago pelo bilhete é considerada abusiva e pode ser passível de indenização.
Além disso, o cancelamento da passagem de volta quando o passageiro não compareceu ao embarque de ida também é uma prática irregular que sugere a venda casada das passagens, uma prática expressamente proibida pelo Código de Defesa do Consumidor.
5 dicas para não perder um voo
Imprevistos e coincidências ruins acontecem, é claro, mas boa parte dos atrasos pode ser evitada com alguns cuidados simples. Confira os principais deles nos tópicos abaixo:
- Sempre confira o trânsito antes de sair;
- Planeje-se para chegar com antecedência;
- Antes de sair, cheque todos os documentos;
- Informe-se sobre o que pode, ou não, ser embarcado nas malas de bordo.
Faça a sua melhor viagem com a DELSEY
Viajar demanda muito planejamento, não é mesmo? A última coisa com a qual você quer se preocupar é com a durabilidade de suas malas de viagem. É por isso que investir em qualidade é um cuidado importante para viajantes que prezam a tranquilidade e conforto.A DELSEY sabe disso e, por esse motivo, está sempre investindo em novas tecnologias para tornar seus produtos melhores. Visite nosso site para conferir nossas opções em malas grandes, malas médias e pequenas. Temos certeza de que encontrará o modelo perfeito para você!
Gostou? Deixe seu comentário