Quem vai viajar precisa estar atento à tomada de cada país. Saiba quais são e como se preparar na prática. Aproveite para conferir malas de viagem dos mais diversos modelos!
Não pesquisar sobre a tomada de cada país pode gerar diversos transtornos ao viajar. Esse é um erro muito comum de pessoas que ainda não têm o hábito de ir para fora, e não é difícil encontrar histórias de quem já teve problemas com isso.
Para evitar dores de cabeça antes mesmo de comprar malas de viagem, esteja por dentro das principais informações acerca dos tipos de tomada de cada país.
Lista de tipos de tomadas de cada país e voltagem
Listamos a tomada de cada país, englobando os principais destinos de brasileiros:
- África do Sul: tomadas tipo C, M ou N (220 V);
- Alemanha: tomadas tipo C ou F (230 V);
- Argentina: tomadas tipo C ou I (220 V);
- Austrália: tomadas tipo I (230 V);
- Bolívia: tomadas tipo A ou C (230 V);
- China: tomadas tipo A, C ou I (220 V);
- Chile: tomadas tipo C ou L (220 V);
- Espanha: tomadas tipo C ou F (230 V);
- Estados Unidos: tomadas tipo A ou B (120 V);
- Finlândia: tomadas tipo C ou F (230 V);
- França: tomadas tipo C ou E (230 V);
- Grécia: tomadas tipo C ou F (230 V);
- Holanda: tomadas tipo C ou F (230 V);
- Índia: tomadas tipo C, D ou M (230 V);
- Irlanda: tomadas tipo G (230 V);
- Itália: tomadas tipo C, F ou L (230 V);
- México: tomadas tipo A ou B (120 V);
- Nova Zelândia: tomadas tipo I (230 V);
- Porto Rico: tomadas tipo A ou B (120 V);
- Portugal: tomadas tipo C ou F (230 V);
- Reino Unido: tomadas tipo G (230 V);
- Rússia: tomadas tipo C ou F (220 V);
- Suécia: tomadas tipo C ou F (230 V);
- Suíça: tomadas tipo C ou J (230 V);
- Uruguai: tomadas tipo C, F ou L (220 V);
- Venezuela: tomadas tipo A ou B (120 V).
A tomada de cada país: informações detalhadas
Tipo A
Modelo com dois furos chatos e paralelos. Não é compatível com nossas tomadas, por isso, precisamos levar adaptador.
Tipo B
Conta com dois furos chatos e paralelos, além de um terceiro orifício ao centro, um pouco abaixo. Assim como no caso da tomada anterior, é preciso que o brasileiro leve adaptador.
Tipo C
A tomada tipo C tem dois furos redondos em paralelo e é compatível com alguns aparelhos daqui. No caso, eletrônicos mais antigos, com pinos redondos paralelos, poderão ser utilizados, mas os novos, com dois pinos redondos paralelos e um terceiro pino redondo ao centro e ligeiramente abaixo, precisam de adaptador.
Tipo D
Conta com dois furos redondos menores, paralelos e na base da tomada, e um furo redondo maior, ao meio e um pouco mais acima. Aparelhos brasileiros mais antigos podem ser compatíveis, mas os novos precisam de adaptador.
Tipo E
O tipo E conta com dois furos arredondados paralelos e um orifício menor na parte superior, sendo compatível com alguns eletrônicos mais antigos, mas o mais atuais precisam de adaptador.
Tipo F
Modelo com dois orifícios redondos e paralelos, sendo compatível com aparelhos antigos, mas demandando adaptador para eletrônicos brasileiros mais modernos.
Tipo G
O modelo é composto por dois furos chatos, paralelos, e um terceiro furo chato perpendicular, ao meio e um pouco acima. Exige adaptador para qualquer eletrônico brasileiro.
Tipo H
A tomada de tipo H conta com três furos redondos: dois paralelos na base e um ao meio um pouco acima. Aparelhos brasileiros antigos podem ser compatíveis, mas os novos precisam de adaptador.
Tipo I
O modelo conta com dois furos chatos e paralelos, em ângulo inclinado. O interessante sobre esse tipo de tomada é que pode, ou não, haver um terceiro furo chato, ao meio e um pouco mais abaixo.
Não é compatível com nenhum tipo de eletrônico brasileiro, exigindo uso de adaptador.
Tipo J
São três furos redondos: dois paralelos na base e um ao centro, ligeiramente acima. Os aparelhos brasileiros antigos são compatíveis, mas os mais novos precisam de adaptador.
Tipo K
Conta com dois orifícios redondos paralelos, localizados na base, e um terceiro furo em formato de meia lua ao centro, um pouco acima.
Brasileiros que contam com aparelhos antigos, a depender do modelo, podem conseguir utilizar esse tipo de tomada sem necessidade de um adaptador. Por outro lado, eletrônicos mais recentes definitivamente precisam do adaptador.
Tipo L
O tipo L conta com três furos redondos e paralelos, formando uma linha reta. Os aparelhos brasileiros com a configuração antiga, de dois pinos, podem ser utilizados nessa tomada, mas os mais recentes, de três pinos, com um ligeiramente abaixo, precisam do adaptador.
Tipo M
Esse modelo apresenta três orifícios redondos, sendo os paralelos menores e na base, enquanto o maior está ao centro e um pouco acima. Esse tipo de tomada não é compatível com nenhum eletrônico brasileiro, por isso exige que o viajante leve um adaptador.
Tipo N
O tipo N conta com três orifícios redondos, sendo dois na base e um ao meio, um pouco acima. Trata-se de um tipo de tomada compatível com os aparelhos brasileiros, os antigos de dois pinos e os mais novos, de três, por isso não exige adaptador.
Tipo O
Outra tomada formada por três furos redondos, porém com dois paralelos na base e um ao centro, bem acima. É compatível com aparelhos antigos, de dois pinos redondos, porém os mais modernos precisam de adaptador.
Já conhece a tomada de cada país? Encontre malas de viagem com compartimentos para poder transportar o adaptador
Descobrir a tomada de cada país é fundamental antes de fechar malas de viagem e partir. Sabendo quais adaptadores terá que levar, o viajante fica preparado para utilizar seus eletrônicos em qualquer lugar.
Após se planejar, o viajante pode encontrar malas médias, malas grandes e malas de bordo na DELSEY, uma marca francesa que desenvolve diversos modelos com repartições e compartimentos para atender às necessidades dos mais diversos públicos.
Navegue pelo site para conhecer o catálogo de malas de viagem da DELSEY.
Gostou? Deixe seu comentário