Veja quanto dar de gorjeta em cada país

Na maior parte das culturas, dar uma gorjeta significa um sinal de apreciação pelo serviço bem prestado e, frequentemente, é parte substancial do pagamento daqueles que trabalham no ramo. 

Enquanto no Brasil o ato de pagar 10% a mais do valor da conta em bares e restaurantes já é parte da rotina daqueles que estão acostumados a comer fora, em muitos outros países, as gorjetas podem seguir regras totalmente diferentes. 

Esse pode ser um assunto polêmico, mas não deveria. Seguindo algumas dicas básicas, você poderá dar gorjetas adequadas em qualquer país!

Continue lendo nosso artigo!

Leia mais: 6 dicas de proteção para despachar sua mala em aeroportos.

Por que dar gorjetas? 

Em muitos lugares, a gorjeta é uma forma simples de agradecer pelo bom atendimento recebido. Existem, no entanto, algumas regras que podem ser seguidas, as quais variam de acordo com o país que você está visitando. 

Estados Unidos

Sabendo que esse é um dos destinos mais procurados por aqueles que desejam fazer uma viagem internacional, quando o assunto é gorjeta, os Estados Unidos não poderiam deixar de figurar entre as primeiras posições dessa lista. 

Lá, a prática de deixar gorjetas é amplamente praticada e se tornou quase uma regra. Mais do que isso, dar gorjetas é um sinal de educação e esquecer de adicionar o valor extra pode te colocar em situações constrangedoras. 

Além dos bares e restaurantes, onde a taxa varia de 15% a 20%, motoristas de táxi, entregadores e funcionários de hotel também esperam uma quantia extra pelo serviço prestado. Para estes, no geral, 1 dólar é uma boa quantia para pequenos serviços, mas gratificações maiores também são muito bem recebidas. 

Chile

As gorjetas no Chile são um costume, embora sejam menos obrigatórias. Normalmente, a taxa de 10% já é incluída nas contas de restaurantes e é de bom tom acrescentar uma quantia a mais para a “caixinha” dos funcionários. 

Para carregadores de malas de viagem em hotéis, 200 a 400 pesos chilenos por mala pode ser a quantia ideal. Procure dar as gorjetas na moeda local, mas caso não seja possível, dólares americanos também são aceitos. 

Argentina

Brasileiros gostarão de saber que, assim como aqui, as gorjetas na Argentina não são obrigatórias. Ainda assim, deixar valores de 5% e 10% a mais nas contas de restaurantes é muito bem-visto. 

Taxistas não esperam gorjetas, mas também não as rejeitam caso sejam oferecidas. Em hotéis, carregadores de malas podem receber de 25 a 45 pesos argentinos. Mais uma vez, essas gorjetas não são obrigatórias, mas, se você tem malas grandes, esse agrado pode ser bem recebido. 

França

Os franceses são muito menos restritos em relação à gorjeta. Por vezes, o valor extra vem estipulado na conta, mas caso isso não aconteça, você pode arredondá-lo ou deixar uma gratificação, caso tenha gostado do serviço. 

Em hotéis, no entanto, é de bom tom deixar alguns euros a mais para os entregadores. 

Itália

De modo geral, a gorjeta também não é obrigatória na Itália. Em algumas cidades mais turísticas, porém, como Veneza, Florença ou Roma, os restaurantes costumam estipular valores de taxa de serviço, que giram em torno dos 10% do valor total da conta. 

Assim, você pode simplesmente pagar esse valor ou deixar alguns trocados sobre a mesa. Funcionários de hotéis e taxistas também recebem de bom grado as quantias, mas o critério é completamente seu. 

Espanha

Embora alguns funcionários esperem uma gorjeta, esse valor dificilmente será estipulado na conta. Se você gostou do atendimento, deixar uma quantia extra de 10% já resolve. 

Em hotéis espanhóis, é comum que se pague 1 euro por bagagem carregada. Já taxistas não esperam nenhum tipo de gratificação além do pagamento da corrida. 

Inglaterra

O país é conhecido pelos seus pubs, bares um pouco mais casuais, onde bebidas alcoólicas são servidas. Nesses estabelecimentos, não é necessária a adição de qualquer valor à conta, mas se você pretende voltar e quer agradar os funcionários, deixar uma quantia na jarra de gorjetas, ou oferecer uma bebida ao garçom, pega muito bem. 

Em restaurantes ingleses, pode haver o acréscimo de um valor que vai até 15% do total da conta. Também é comum que o motorista de táxi espere de 10% a 15% de acréscimo por corrida. 

África do Sul

Na África do Sul, as gorjetas são um costume muito difundido, normalmente em apreciação por um serviço satisfatório. Garçons esperam até 15% a mais do valor da conta, assim como taxistas e bartenders

Camareiras e carregadores costumam esperar de 5 a 20 rands por serviço. Enquanto isso, guias turísticos recebem de 50 a 70 rands por dia de passeio. Se o seu itinerário for mais completo, é comum que esses valores cheguem até aos 100 rands.

Japão

Já no Japão, o hábito de dar gorjetas não é popular e, em alguns casos, pode até causar um desconforto. Normalmente, guias de turismo aceitam quantias moderadas.

No entanto, se você visitar um restaurante internacional e quiser agradecer pelo serviço, arredondar a conta é um ato bem-vindo. 

Saiba mais: Conheça os principais sites de pesquisa para a sua viagem 

Conheça a DELSEY

Nós somos uma marca francesa pioneira na produção de malas de bordo e acessórios de viagem, atuando no mercado desde 1946. Oferecer soluções inovadoras e de qualidade para nossos clientes é o que nos move. 

A DELSEY produz malas resistentes e seguras, que te acompanharão em todas as suas viagens por muitos anos. Se você é um viajante, a DELSEY tem uma solução para lhe atender!

    Gostou? Deixe seu comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

    Comentários

      Array